Comparação CRF 230F vs Tornado
Motor |
CRF 230F
|
Tornado
|
Cilindrada |
223 cc
|
249 cc
|
Tipo |
OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
|
DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
|
Radiador de óleo |
Não
|
Sim
|
Torque Máximo |
1,92 kgf.m a 6500 rpm
|
2,42 kgf.m a 6000 rpm
|
Potência Máxima |
19,3 cv a 8000 rpm
|
23,3 cv a 7500 rpm
|
Transmissão (câmbio) |
6 velocidades
|
6 velocidades
|
Sistema de Partida |
Elétrica
|
Elétrica
|
Chassi |
CRF 230F
|
Tornado
|
Tipo |
Berço semi-duplo
|
Berço semi-duplo
|
Suspensão Dianteira / curso |
Garfo telescópico / curso 240 mm
|
Garfo telescópico / curso 245 mm
|
Suspensão Traseira / curso |
Pro-Link / curso 230 mm
|
Pro-Link / curso 242 mm
|
Freio Dianteiro / Diâmetro |
A disco hidráulico / 240 mm
|
A disco hidráulico / 240 mm
|
Freio Traseiro / Diâmetro |
A tambor / 110 mm
|
A tambor/130 mm
|
Rodas |
Aros de alumínio
|
Aros de alumínio
|
Pneu Dianteiro |
80/100 – 21NHS MT320H
|
90/90 - 21 M/C 54S
|
Pneu Traseiro |
100/100 – 18NHS MT320H
|
120/80 - 18 M/C 62S
|
Veja Comparações Entre CRF 230 e TT-R 230
Dimensões |
CRF 230F
|
Tornado
|
Comprimento total |
2.059 mm (2,06 m)
|
2.147 mm (2,15 m)
|
Largura total |
812 mm (81,2 cm)
|
845 mm (84,5 cm)
|
Altura total |
1.190 mm (1,19 m)
|
1.203 mm (1,20 m)
|
Distância entre eixos |
1.372 mm (1,37 m)
|
1.427 mm (1,43 m)
|
Distância mínima do solo |
305 mm (30,5 cm)
|
281 mm (28,1 cm)
|
Altura do assento |
872 mm (87,2 cm)
|
--
|
Capacidades |
CRF 230F
|
Tornado
|
Tanque de Combustível |
7 litros
|
11,5 litros
|
Óleo do Motor |
1,2 litro
|
1,8 litro
|
Sistema elétrico |
CRF 230F
|
Tornado
|
Ignição |
CDI (ignição por descarga capacitativa)
|
CDI (ignição por descarga capacitativa)
|
Bateria |
12V / 4 Ah / selada
|
12V / 6 Ah / selada
|
Farol |
35W
|
35W
|
Fonte: Site da Honda do Brasil
Análise da relação peso / potência
Para iniciarmos um análise real sobre os dados acima, vamos considerar o peso real das duas motos, já que o peso seco não considera a moto em condições de funcionamento. Para sermos mais realistas, vamos considerar as duas motos com óleo no cárter e com o tanque cheio:
Peso seco
|
Óleo*
|
Gasolina*
|
Peso total real
| ||||
CRF 230F
|
107 kg
|
+
|
1,2 kg
|
+
|
7 kg
|
=
|
115,2 kg
|
Tornado
|
134 kg
|
+
|
1,8 kg
|
+
|
11,5 kg
|
=
|
147,3 kg
|
-
|
32,1 kg
|
Uma informação sobressai logo de imediato: são mais de 32 kg de diferença entre as duas, em condições originais de fábrica.
Na prática, o que acontece é que a Tornado não acaba indo para a trilha com todos os seus 147,3 kg. Uma parte desse peso é retirada (piscas, espelhos retrovisores, etc) para o uso off-road. Mesmo assim, todos estes itens não chegam a representar 5 kg.
Relação peso / potência |
CRF 230F
|
Tornado
|
Relação peso seco / potência |
5,54 kg/cv
|
5,75 kg/cv
|
Relação peso real / potência |
5,97 kg/cv
|
6,62 kg/cv
|
O que a relação peso/potência nos diz é que cada cavalo de potência do motor da Tornado precisa empurrar6,62 kg, enquanto que a mesma força, na CRF 230F, precisa empurrar 5,97 kg. Isso quer dizer que, apesar do motor da Tornado ser mais potente que o da CRF, seu peso acaba eliminando essa suposta vantagem. Ou seja, matematicamente, a CRF 230F tem um desempenho sensivelmente melhor.
Supondo que fosse possível "depenar" a Tornado ao ponto de deixá-la com a mesma relação peso/potência da CRF 203F, ainda haveria uma diferença na relação do câmbio das duas motos, já que a coroa da Tornadofavorece velocidade final e a da CRF favorece a arrancada.
Como podemos ver, na prática, para poder haver uma comparação mais justa é preciso comparar uma CRF 230F original com uma Tornado preparada. Mas aí vem a pergunta: e que tal preparar a CRF?
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