Primeiras impressões: Honda CRF 150F
Os usuários de motos off-road e aqueles que pretendem iniciar neste esporte passam a contar com a CRF 150F no Brasil. A Honda começa a vender este mês a motocicleta para rodar fora de estrada por R$ 8.690. Com expectativas de vendas de 1.500 unidades ainda em 2012, cerca de 188 motos por mês, a marca japonesa considera a 150F um produto que será a porta de entrada para muitos em trilhas e mesmo motocross. Além de não ser indicada a rodar no asfalto, a moto não pode ser emplacada e fica impossibilitada de rodar pelas ruas.
“Queremos despertar novos talentos, novos pilotos e fortalecer o esporte off-road no país”, declarou Alfredo Guedes, engenheiro e supervisor de assuntos institucionais da Honda, durante o lançamento da moto em Indaiatuba, SP.
Contudo, é bom deixar claro que a moto serve como “escola” para os que sonham em se tornar pilotos de modalidades como enduro e motocross. Assim, com o passar do tempo, será necessário passar aos modelos de competição. Mas, para os que buscam fazer trilhas de fins de semana ou mesmo se divertir em uma pista, a CRF 150F pode ser a opção. “A moto é um degrau abaixo da CRF 230F”, acrescentou. A concorrente direta da moto é a Yamaha TT-R 125L, que tem preço sugerido de R$ 7.530. Ambas possuem conjuntos similares.
Na trilha e na pista
A Kairus Motos avaliou a CRF 150F em deslocamentos por trilhas e pista de motocross, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. À primeira vista, o visual da moto chama atenção por sua inspiração nas CRF 250F eo 450F. Além disso, sua estética é mais moderna que a da CRF 230F - modelo que carece de uma renovação. Entretanto, ao subir na motocicleta a sensação de grande esportividade de sua imagem diminui.
A Kairus Motos avaliou a CRF 150F em deslocamentos por trilhas e pista de motocross, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. À primeira vista, o visual da moto chama atenção por sua inspiração nas CRF 250F eo 450F. Além disso, sua estética é mais moderna que a da CRF 230F - modelo que carece de uma renovação. Entretanto, ao subir na motocicleta a sensação de grande esportividade de sua imagem diminui.
Caso tenha mais de 1,75 metro de altura, o motociclista sente certa dificuldade para se ajustar na 150F, principalmente, quando está sentado - as pernas ficam dobradas em demasia. Ao ficar “em pé”, posição ideal para enfrentar os buracos, rampas e saltos, fica mais fácil de se acomodar na moto, mesmo que os braços fiquem muito esticado. Já os “baixinhos” não sentirão dificuldade alguma na pilotagem. “Por sua menor estatura, adolescentes e mulheres terão facilidade em pilotar a CRF 150F”, explicou Guedes.
Passando para a dinâmica, a CRF 150F possui motor monocilíndrico de 149,2 cm³. Com a mesma base do utilizado pela NXR 150 Bros, é capaz de gerar 14 cavalos de potência a 8.500 rpm e 1,33 mkgf de torque a 6.500 rpm. Na prática, seu comportamento é bom e garante que a moto supere obstáculos com destreza. Auxiliada por sua leveza (101 kg), a moto é fácil de controlar.
Conjunto simples e eficaz
Apesar de ser uma grande novidade para o consumidor brasileiro, a CRF 150F já sai da fábrica da Honda, em Manaus, desde 2001. A produção da moto tinha o objetivo de abastecer o mercado dos Estados Unidos.
Apesar de ser uma grande novidade para o consumidor brasileiro, a CRF 150F já sai da fábrica da Honda, em Manaus, desde 2001. A produção da moto tinha o objetivo de abastecer o mercado dos Estados Unidos.
Para ser vendida no Brasil, a marca realizou mudanças na carburação do motor, para se ajustar às condições climáticas brasileiras e o combustível do país. No restante, a moto é a mesma e todos os componentes são simples, o que facilita no momento de manutenção. Contudo, alguns detalhes engrandecem o conjunto, como o freio a disco na dianteira (240) e a suspensão traseira Pro-link com 227 mm de curso – nela, o amortecedor é ligado à balança da moto por meio de “links”, que auxiliam a absorção de impactos.
Para facilitar a vida dos “trilheiros”, a moto também conta com partida elétrica e corta-corrente - botão que permite desligar a moto em casos de urgênica. Estas comodidades só aumentam a característica da moto de ser uma opção para lazer. Por ser "trilheira", a moto ficou devendo um farol dianteiro, como o existente na CRF 230F, o que possibilitaria deslocamemtos noturnos.
Conclusão
Por R$ 10.680, a 230F era a opção mais comum dos trilheiros e iniciantes. Com a chegada da 150F, o público tem um modelo mais acessível, tanto em questão de preço como pilotagem. Mantendo a eficácia da 230F, chega a um nicho ainda pouco explorado no país e sem muitos concorrentes.
Por R$ 10.680, a 230F era a opção mais comum dos trilheiros e iniciantes. Com a chegada da 150F, o público tem um modelo mais acessível, tanto em questão de preço como pilotagem. Mantendo a eficácia da 230F, chega a um nicho ainda pouco explorado no país e sem muitos concorrentes.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
KAIRUS MOTOS 31** 3393-8975. Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário